domingo, 5 de junho de 2011

Inconstante Tempo (navegar é preciso)

 Aos meus amigos marcianos,
que possuem uma ferramenta de comunicação muito mais avançada.
        

     
     Cada geração acompanha o seu tempo. Não é costume juvenil escrever uma carta. Uma carta requer tempo, tempo para escrever e para o envio dela. Com a freqüência das necessidades capitalistas, a sociedade passa a andar simultaneamente ao tempo, logo, a internet se torna grande aliada social. Digitou, recortou, colou, enviou. Taí o email. Taí o escarcéu de informação e subitamente o Tempo, repetidamente, tempo.
     Para o século XXI é muito mais coerente se expressar numa rede que mais parece uma teia de aranha, ou melhor, um emaranhado de opiniões, de links muitas vezes fragmentados. Esta rede é uma representação da mente humana, na qual têm que ser organizadas e selecionadas as informações conforme as necessidades do "computador pensante".
     Postar, esta é a palavra da minha Era, que tenta driblar o tempo comercial. Em outra Era, o maior drible estava relacionado ao valor econômico da folha de papel e da tinta, por isso que, em muitos arquivos da antiguidade, as palavras eram abreviadas, mas, hoje, por conta do relógio coercitivo a abreviação ou, melhor dizendo, o Internetês é feito em alguns emails, blogs, orkuts, sites de relacionamento e em outros meios de comunicação.
     Do âmbito das cartas à leitura do texto digital, pouca coisa mudou, mas a mudança é significativa. A distância entre o articulador e o receptor continua imperando, porém os vídeos "mortos" ou ao vivos vão reparando a ausência do outro em curto espaço de tempo, mas em longa malha textual cada vez mais livre.
      Existe um sistema, a adequação ou não a ele é o que contribui para os hábitos em sociedade, é claro, que esses hábitos são mutáveis e a mutação se dá com a coerência das exigências da humanidade. Navegar, hoje, é mais prático. Isso é o óbvio na teia textual do inconstante Tempo.
                                                
                                                                                                                          Jádison Coelho


É...eu disse:
Navegar, hoje, é mais prático.



19 comentários:

  1. Pois, com tantas facilidades que a internet nos proporciona, infelizmente por vezes esquecemos a vida real, e entramos de cabeça na virtual.

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  2. Jeh, a vida virtual também é real. Caso contrário...pra que serve mesmo no seu curriculum vitae? Pra que serve mesmo na sua formação?
    O importante é saber separar o joio do trigo.
    PS: Ás vezes é no irreal que encontramos a realidade.

    ResponderExcluir
  3. Estava sentindo falta d td esse talento literal... Q bom q posso vir aki p/ matar saudades... My dear teacher... O q eh bom tem q s apreciar, e seus textos são ótimos! (sou suspeita p/ flar...)

    Da sua fã nº1!!!!

    Aimée absoluta

    ResponderExcluir
  4. Passando aqui para agradecer seu comentário nos meus blogs www.jaylsonbatysta.blogspot.com e www.simplesmentejaja.blogspot com... Fico feliz por saber que um grande escritor original como vc fez uma breve visita por lá... Agora não posso deixar de segui-lo e gostaria que me seguisse tb. A respeito do post vc faz uma breve comparação do passado com o presente em relação a comunicação entre as pessoas, realmente a internet revolucionou a maneira de nos comunicar-mos, isso é fato. Com ela nos sentimos livres para nos expressarmos, mas ao mesmo tempo somos presos quando saímos dela para o mundo real... Adorei seu blog, parabéns de coração!... Espero continuar a trocar comentarias... Abraço!

    ResponderExcluir
  5. É verdade, reconheço que para ler os seus textos é preciso atenção e reflexão, pois você propõe isso no manuseio polissêmico que faz. Me sinto uma analista de um poema ou pesquisadora de um artista em extinção, já que outros parecidos, se foram.
    No título, um bombardeio de informação. Brinca com a citação de Fernando de Pessoa, pois assim como hoje a internet é uma audácia em comunicação e drible num tempo que corre contra o homem. A navegação náutica também foi o mesmo em tempos distantes. Já a dedicatória é o delírio mais original num texto, muito se assemelhante à Machado de Assis em Memoria Póstumas.
    No primeiro parágrafo brinca com a repetição proposital da palavra TEMPO, chegando a colocar um dos termos em letra maiúscula e outro em minúscula dando uma flexibilidade aos sentidos.
    Em seguida faz um rodeio histórico interessante e resalta a semelhança da net ao nosso cérebro.
    Para finalizar é feliz ao dizer "Navegar, hoje, é mais prático". Realmente, já que para a navegação virtual não existe tantos tormentos como a naútica.
    Sabe escolher bem as imagens além de possuir um humor inigualável. Quem lhe conhece sabe...
    O que mais dizer...Quero ler mais textos seus!
    Vai longe...

    ResponderExcluir
  6. o mundo evolui e precisamos evoluir junto com ele :)

    ResponderExcluir
  7. Ahhh..que legal isso viu, gostei muito.
    Sua definição sobre você então...rss
    Parabéns pelo blog, muito bem montado.
    bjos
    Claudia Benevides
    Ahh...se puder fazer uma visitinha:
    http://draclaudiabenevides.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Querido Jadson, obrigada pela visita, espero por outras, viu? Encantei-me com sua escrita inteligente, texto verdadeiro, mas o que fazer, se nosso tempo se tornou tão escasso? Importante é mantermos nosso coração aquecido, com amor, amizade, solidariedade. Já estou te seguindo, beijos no coração

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante. Gostei do termo " relógio coercitivo". De fato, atualmente a sociedade se põe muito mais na condição de vítima do tempo do que enxerga o tempo como o fluxo fundamental da vida em si. E outro tópico que você abordou que é a questão da internet, está intimamente atada à essa idéia de escassez de tempo, pois na internet tudo é muito rápido, porém, muito superficial. Infelizmente as pessoas acabam tornando-se assim também...rápidas e superficiais.

    P.S.: Gostei da sua interpretação do meu poema, valeu! Vale ressaltar também que nunca antes um poema meu tinha sido avaliado tão tecnicamente hahaha =D

    Abraço, estou seguindo!

    ResponderExcluir
  10. a humanidade caminha, algumas vezes "com passo de formiga e sem vontade", outras, acelerado, conduzido pela imediatez do tempo presente, ou melhor, futuro. Quando s etrata deste ultimo, perde-se e fragiliza-se as relações, as conseqências disso, não são positivas, mas também não são sempre positivas.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com Joedison. Só acho que às vezes, a formiga com o seu passo devagar, alça passos mais longos e chega no seu alimento, que não necessariamente é saudável.
    Apesar do texto está diretamente relacionado ao contato social. A linguagem é um destaque nele.
    A humanidade andou, andou, andou e consigo o tempo e as mentes. As consequências disso nem são positivas, nem negativas. Não gosto muito da opinião Apolínea. Sou Dionisiaco, para mim não existem polos opostos, só existe mesmo;o homem que dita a sua vivência.

    ResponderExcluir
  12. O mundo passa e os tempos vão evoluindo, ou involuindo, como queira. A arte da comunicação é a mesma, é uma necessidade intrínseca e necessária do ser humano, só as ferramentas que mudam de acordo com a época, não vejo como atraso o fato de não mais dependermos da carta de papel, o essêncial é que, continuemos nos comunicando, não importa se por carta, e-mail, celular ou outro mecanismo que inventem daqui a alguns anos.

    Ótimo texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  13. O progresso e a evolução das coisas é algo irrevercivel. um grande abraço pra você.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom mesmo.Ótimo.
    A imagem final foi bem bolada.
    Navegar,hoje,é mais prático.

    Um abraço, colega.

    ResponderExcluir
  15. Adorei o blog, ótimos posts e bela estética, pretendo voltar sempre, já estou seguindo, se puder me dar uma força também eu ficaria grato...

    www.paullodark.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Vc se comunica muito mais rapido com a Internet, mas por exemplo, ao meu ver, quando se fala com pessoas a distancia, muitas vezes vc fala muito e naum diz nada. Quando eu namorava a distancia, isso ha bastante tempo, devia ter uns 15, 16, a gente trocava cartas e era tão gostoso. Dava mais saudade sim, mas era diferente. Era mágico.

    ResponderExcluir
  17. Nossa... adorei esse texto. Me fez lembrar Bauman e suas teorias sobre a pós-modernidade. E adoro o tema, minha monografia foi um pouco sobre isso...
    Enfim, parabéns pelo blog!

    http://ocotidianodecadadia.blogspot.com/

    Até.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o seu blog
    Escrave muito bem e tem uma pontuação própria, um estilo.
    Continue escrevendo, venho sempre aqui.Está evoluindo. Um dia será notável

    beijos de uma observadora.

    ResponderExcluir
  19. Nada como escrever ou receber uma carta... É um aprazimento que a vida virtual jamais poderá suplantar. Confesso que não consigo mais viver sem internet, sem me comunicar por e-mail, conversar pelo MSN e tal. No entanto, ainda conservo o hábito de escrever meus bilhetes e cartas sempre que possível. Como já disse, não há nada igual. Abraço!

    http://papocomgael.blogspot.com/
    http://galeriadenovelas.blogspot.com/

    ResponderExcluir